Qual o meu tipo de pele?


Quando vamos comprar um hidratante, deparamo-nos com imensas opções no mercado e nem sempre optamos pela mais correta.

O fundamental para manter uma pele cuidada é Limpar, Tonificar, Esfoliar (1 a 2x/semana), Máscara (1x/semana) e Hidratar, mas conhecer o nosso tipo de pele é fundamental para decidir quais os cosméticos mais adequados à nossa pele.

Antes de podermos avaliar qual o nosso tipo de pele devemos definir alguns conceitos.

Começaremos por "Tipo" e "Estado" da pele:

- O Tipo de pele ou biótipo é definido pelas características biológicas da nossa pele. Esta pode ser Oleosa, Acneica, Seca, Sensível ou Mista.

- O Estado da pele é definido pelas características que a pele apresenta no momento. Por exemplo, a pele pode se encontrar Desidratada, Desnutrida ou Asfixiada.

Para que possam compreender, falaremos caso a caso:


PELE OLEOSA


Caracteriza-se pelo excesso de sebo (gordura) produzido pelas glândulas sebáceas. Apresenta os poros abertos e é propensa a acne e comedons (pontos negros). 
O tratamento deste tipo de pele consiste em controlar a produção de gordura, limpar os poros e fecha-los.
Para limpar deve ser utilizado um Gel de Limpeza, um Tónico e um Hidratante Matificante (pelo menos, até a oleosidadade estar controlada), sendo mais tarde substituído por um Hidratante isento de Gordura.
Numa pele oleosa a esfoliação deve ser feita 2 vezes por semana.
Para fechar os poros devemos utilizar um serúm adequando para o efeito, como é exemplo o Redutor de Poros Mary Kay TimeWise® (32€).
Para ajudar no controlo da oleosidade pode ser utilizada 1 vez por semana uma máscara de argila verde (descobre aqui como fazer a tua própria máscara).

PELE ACNEICA

Este tipo de pele é uma pele oleosa mas propensa a pústulas (borbulhas). É frequente nos adolescentes mas também pode afetar adultos. Normalmente este tipo de pele é resultado de alterações hormonais (puberdade, gravidez, entre outros), sendo assim aconselhado consultar um médico para entender a origem da acne.
Assim como na pele oleosa, é importante manter a pele limpa e isenta de sebo, mas também diminuir a inflamação das borbulhas.
O Gel de limpeza e Tónico devem conter ácido salicílico (ácido com propriedades antimicrobianas que age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas). A esfoliação deve ser feita com um Peeling Enzimático como o ESSENTIAL PEELING da Comfort Zone* que, ao contrário dos esfoliantes tradicionais (de ação mecânica), faz uma esfoliação química, não irritando assim a pele nem espalhando a inflamação para outras zonas do rosto.


PELE SECA

É uma pele fina que, ao contrário da pele oleosa, tem falta de sebo. Uma pele seca é repuxada e áspera ao toque e tem tendência à descamação.
O tratamento desta pele consiste em repor a hidratação e as gorduras que estão em falta.
A limpeza deve ser feita utilizando um Leite de Limpeza, um Tónico sem álcool e um Creme Hidratante e Nutritivo. A esfoliação deve ser suave e realizada apenas 1 vez por semana.
Adicionalmente podem ser utilizada 1 a 2 vezes por semana uma máscara de hidratação profunda (MÁSCARA FACIAL FIBER MASK ROSE da Sephora*) e/ou uma máscara nutritiva (MÁSCARA FACIAL FIBER MASK HONEY da Sephora*).


PELE SENSÍVEL

A Pele Sensível pode ser considerada um Tipo ou Estado de Pele, consoante se a sensibilidade for regular ou provocada por uma reação (alergia, insolação).
A limpeza desta pela deve ser feita com uma Mousse/Leite de Limpeza, seguida de um Tónico sem álcool e um Creme Calmante.
A esfoliação deve ser muito suave a fim de não agredir a pele.
Uma boa opção para a pele sensível é optar por produtos multifunções como o Leite de Limpeza 3 em 1 TimeWise® (21€) que para além de limpar também tonifica e esfolia ligeiramente a pele.



PELE MISTA

Existem várias variantes de pele mista. Esta pode ser: Normal/Oleosa, Normal/Seca ou Oleosa/Seca.
Para uma pele Normal/Oleosa podemos utilizar cosméticos para pele mista (Gel de Limpeza, Tónico e Hidratante).
Numa pele Normal/Seca devemos utilizar cosméticos indicados para pele seca.
Quando estamos perante uma pele Oleosa/Seca o tratamento deve ser feito aplicando produtos para pele oleosa nas zonas oleosas e produtos para peles secas nas zonas secas do rosto. Antes de iniciar o tratamento devemos ter a certeza de que não estamos a confundir este tipo de pele com uma pele Oleosa Desidratada.


*Preço Sob Consulta

Comentários

Mensagens populares